De volta ao Brasil, jovens investem em franquia


Fonte: redenoticia.com.br

Depois de uma temporada no Exterior, jovens retornam ao Brasil decididos a montar seu próprio negócio. A economia aquecida do país os leva a apostar no segmento de franquias. O Brasil passa por um momento de um crescente consumo populacional, fator que se deve à mobilidade social dos últimos anos, resultando em um aumento da classe média que, hoje, já passa da margem de 50% da população total. O aquecimento da economia nacional tem motivado jovens brasileiros que se mudaram para o Exterior no passado a retornarem ao Brasil e apostarem em negócios com rápido retorno de investimento inicial. Este fenômeno observado pelo Shopping das Franquias – detentor das marcas Click Sushi, Tostare Café, Mini Chef’s e Camarão na Rede – vem sendo constado por meio dos franqueados brasileiros recém-retornados da Inglaterra, Austrália e Japão e por uma brasileira residente nos Estados Unidos.

Para o casal Henrique Monteiro e Heloísa Robaert que chegaram de Melbourne, na Austrália, em fevereiro de 2010 e inauguraram em agosto uma franquia da Click Sushi em Campinas, interior de São Paulo, o retorno para o Brasil e a aquisição do próprio negócio ocorreu devido à vontade de investir o dinheiro dentro do país de origem, o qual apresenta uma ascensão econômica e um bom momento para o empreendedor. “Não poderíamos arriscar em abrir um negócio sem ao menos saber como seria a aceitação no mercado, portanto, optamos pelo sistema de franquias. O know-how e a qualidade da Click Sushi já estavam formados, por isso, escolhemos esta opção”, afirma o casal.

Assim como a dupla de Campinas, Rodrigo Branco, proprietário da franquia Click Sushi de Araraquara, atribui ao aquecimento da economia nacional como um fator que pesou na decisão de abrir o negócio próprio. Retornou de Londres, na Inglaterra, no segundo semestre de 2006 e acredita que a experiência no exterior lhe proporcionou uma boa base para gerir a própria empresa. ”Relacionamento com pessoas de diferentes tipos, culturas e níveis sociais, fizeram com que eu adquirisse humildade para desempenhar qualquer função, capacidade de encontrar soluções nas situações mais adversas e conhecimento de culturas diferentes”, conclui Rodrigo.

Com o sonho de juntar dinheiro, conhecer uma nova cultura e estudar, a brasileira Vanessa Macedo mudou-se há 6 anos para Cape Cod, Massachussetts, Estados Unidos, e neste ano, resolveu aproveitar o bom momento econômico do País para comprar uma unidade da Tostare Café, em São Paulo. Além disso, complementa a franqueada: “O Brasil é o país que quero viver, só que para isto tenho de garantir uma renda antes para facilitar a readaptação”.

Luis Renato Bischoff e Mariane Baldissera, proprietários do Shopping das Franquias, têm a certeza de que a realização dos dois maiores eventos esportivos mundiais no Brasil – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – atrairão investidores não só do Brasil como também milhares de empreendedores de outras nacionalidades . “O mercado tende a crescer, é ávido por bons produtos, idéias e conceitos”, completa Bischoff.

Publicado em: 8 novembro, 2010

Anúncios

Autor: Renato Claro

Com 23 anos de vivência no mercado de franquias, resolvi falar um pouco sobre minhas experiências passadas e atuais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s