Início > Notícias sobre franquias > Franquia faz pequena empresa ‘pensar grande’

Franquia faz pequena empresa ‘pensar grande’


Projeto do Sebrae orienta empreendedores que desejam adquirir uma franquia e empresários que querem expandir a sua empresa por meio do franchising


Da Agência Sebrae de Notícias

Editora Globo

Anderson Yagi, da Jacareí Pastéis, está avaliando a viabilidade de expansão por meio de franquias

Que tal um pastel de carne com queijo? E de guariroba? Essas iguarias são mesmo de dar água na boca e podem ser degustadas em uma empresa tradicional em Goiânia: Jacareí Pastéis, que há 44 anos atua no mercado goiano. Por dois anos consecutivos – 2006 e 2007 –, o pastel oferecido na empresa foi eleito o melhor da capital pela revista ‘Veja’. Todo esse sucesso e, é claro, o sabor irresistível dos pastéis despertou nos proprietários da Jacareí um sonho: tornar-se uma franquia. Segundo um dos administradores da empresa, Anderson Yagi, para que esse sonho se tornasse realidade e não um pesadelo, o ideal foi buscar a parceria e consultoria do Sebrae em Goiás.

Hoje, a Jacareí Pastéis integra o Projeto-Piloto de Formatação de Franquias, voltado para empreendedores que desejam adquirir uma franquia e empresários que querem expandir a sua empresa por meio de franchising. O projeto faz parte do Programa Sebrae Franquias. Por meio desse projeto, o empresário recebe a consultoria de um profissional da entidade, que oferece palestras, atendimentos coletivos e individuais, cursos, publicações e outras ferramentas de apoio. No caso da Jacareí, ressalta Anderson Yagi, a empresa ainda está avaliando a viabilidade do negócio de expansão, junto com consultor do Sebrae. “Participamos de diversas reuniões com o intuito de estudar um projeto de expansão para a empresa”, ressalta.

Editora Globo

A Pezinho e Cia tem a meta de abrir 15 novas lojas no Brasil até 2011

Quem também tem o plano de expandir os negócios é a Pezinho e Cia, empresa que atua no segmento de calçados e acessórios infantis. Atualmente, a Pezinho e Cia possui quatro unidades em Goiânia – Flamboyant Shopping Center, Buriti Shopping, Rua 9 (Setor Marista) e T-38 (Setor Bueno). Segundo uma das administradoras da empresa, Alessandra Calixto, a meta para 2011 é abrir 15 novas lojas no Brasil. “E para os próximos cinco anos o nosso objetivo é chegar a 50 lojas em todo o país”, ressalta. Para que a meta seja alcançada, Alessandra diz que foi preciso procurar a colaboração do Sebrae em Goiás. “Estamos atuando junto com a entidade para formatar um plano de expansão para a empresa que seja viável e positivo”, informa.

Piloto
O Projeto-Piloto de Franquias foi criado em função da grande demanda por atendimentos presenciais gratuitos realizados na sede do Sebrae em Goiás, principalmente de empresários de micro e pequeno portes interessados no setor de franquias. Hoje, cinco empresas dos segmentos de alimentação, prestação de serviços, calçados infantis, balas e guloseimas, e fotografias integram o projeto. A expectativa, segundo o gestor do programa pelo Sebrae em Goiás, Paulo Renato Fava Adorno, é que novas empresas possam participar do processo de formatação de franquias.

Entre as fases que compõem o processo de formatação estão diagnóstico de franqueabilidade, modelagem da franquia, formatação da documentação legal, desenvolvimento dos documentos de concessão de franquias e documentação da implantação. O projeto oferece ainda orientações aos empresários, que são divididos da seguinte forma:

Palestra – Franchising: O que é, como funciona e como adquirir uma franquia. A intenção é fornecer informações e mostrar as vantagens e desvantagens do sistema e a importância de avaliar e decidir por uma franquia de forma criteriosa.

Atendimento coletivo: Como escolher e analisar o mercado. Busca oferecer informações detalhadas para a escolha da franquia mais adequada, considerando aspectos operacionais e mercadológicos.

Curso presencial: A escolha da franquia certa. Orienta o potencial franqueado a escolher, com êxito e competência, a franquia mais adequada para o seu perfil.

Cartilha: Como tornar sua empresa uma franquia. Contém informações que vão desde a avaliação de franqueabilidade ao lançamento no mercado, considerando ainda a legislação vigente.

Ferramentas de multimídia de apoio destinadas a potenciais franqueados: Avalia diferentes oportunidades de negócios, compara e escolhe a franquia que melhor se encaixa em seu perfil pessoal, profissional e financeiro.

Fonte: PEGN

  1. FABIANA ALVES FERNANDES DALEFF
    20/10/2010 às 11:30

    OLA TENHO VONTADE DE ABRIR MEU PROPRIO NEGOCIO,MAS NAO SEI BEM COMO FAZER.OU ATE MESMO UM FRANQUIA Q VEJO MUITO NA TV E NA INTERNET,AGREDEÇO DESDE JA SE PUDEREM ME AJUDAR.OBRIGADO

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: